quinta-feira, 30 de agosto de 2012

RELATÓRIO DO ACANAC`12


       A expedição 44 do agrupamento 219 S. Miguel – Gualtar teve o privilégio de participar no XXII Acanac realizado em Idanha-a-Nova, com as patrulhas Águia e Lobo. Depois de 2 anos de preparação fomos seleccionados 10 exploradores, entre os 32 elementos que compõe a expedição, para participar nesta grande aventura! Foi assim com grande emoção e sentido de responsabilidade que chegamos ao Acanac, ao Acampamento de Israel.
        Muitas foram as adversidades que enfrentamos. Para começar, quando lá chegamos, no sábado, não tínhamos entrada para o nosso campo! Depois de cerca de hora e meia a carregar o material do oásis do núcleo de Braga até ao campo dos exploradores (obrigada caminheiros que nos ajudaram pelo caminho!) a verdadeira tarefa foi colocar o material dentro do nosso campo! Mas, outras adversidades tivemos que vencer… Trabalhamos tanto na sede, tanto objetos tivemos que levar… para quê? Não vimos a necessidade real de grande parte deles ao longo do acampamento; E as horas nas filas de espera nos abastecimentos? Raramente se cumpriam horários. Aliás, antes de qualquer atividade passávamos horas à espera que toda a tribo Issacar estivesse completa! É que se nós nos levantávamos cedo e cumpríamos horários, nem todas as patrulhas se preocupavam em faze-lo… Lamentamos também a falta de transparência nas pontuações da tribo. Porquê colocar o quadro de pontuações na entrada da nossa tribo se ele nunca foi preenchido? E o Depósito? Minúsculo para a quantidade de pessoas presentes em campo… infelizmente devido às atividades dos exploradores só lá conseguimos ir no antepenúltimo dia, quando já não havia t-shirts nem anilhas…
             Adversidades à parte, a patrulha Águia e a Lobo adoraram participar neste Acanac!
Fartamo-nos de escuteirar! Gostamos de construir o Tabernáculo, de participar no cerco de Jericó (jogo nocturno) mas, as atividades que mais nos marcaram foram sem dúvida a Aliança no Sinai (gincana de jogos) e a Passagem do Mar Vermelho (jogos de Água). Foi grande a diversão!! Com o calor que se fazia sentir jogos de água eram a opção mais divertida.  
        Os momentos de concentração geral do Acanac eram mágicos! Tanta gente! E nós pudemos dizer que fizemos parte deste Acanac! Mas, sem dúvida alguma que o que trazemos na alma são as amizades que fizemos! Durante 7 dia conhecemos tantos exploradores, chegamos à Terra Prometida e descobrimos que o valor da amizade e da solidariedade é fundamental na vida de cada um de nós. Aliás, foram os laços de solidariedade existentes na expedição 44, nas nossas patrulhas, com os nossos chefes Tó e Tânia, e nos amigos que fizemos que nos permitiram ultrapassar tantos obstáculos esta semana…
           E sabem que mais? Sentimos imensas saudades dos nossos pais e irmãos, mas nenhumas do computador. Internet, facebook, telemóvel, televisão? Completamente dispensáveis!
É difícil expressar todos os nossos sentimentos mas pensamos que o principal foi dito e que participar nesta aventura do XXII Acanac foi espectacular!
          Toda a expedição concorda que o escutismo é uma aventura que realmente deve ser vivida por todos! Ser escuteiro é fazer a diferença e nós sentimos que, com Maria no Coração, fizemos a diferença neste Acanac!!!

Inês Presa (Guia da patrulha Águia)
João Pinheiro (Guia da patrulha Lobo)

Sem comentários:

Enviar um comentário